©

©

29 de jan. de 2010

UFOLOGIA E A INTERPRETAÇÃO ERRÔNEA DE FENÔMENOS NATURAIS

Ufologia é por definição um tema bastante controverso, não tendo ainda aceitação fidedigna no círculo acadêmico. Por outro lado, pesquisas sérias conduzidas por estudiosos no assunto tem levado a um estudo científico do fenômeno dos Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's). Afinal, estranhos fenômenos são observados em nossa atmosfera onde explicações e especulações sobre sua origem e identidade conduzem a várias hipóteses.


Como podemos enfrentar este dilema cheio de contradições?
Inicialmente temos que entender que muitas observações relatadas não passam de fenômenos naturais desconhecidos do observador. Além do mais, fenômenos atmosféricos podem induzir a erros para uma testemunha alheia a conhecimentos desta natureza.


Classificamos os fenômenos que ocorrem em duas categorias :


Fenômenos Naturais: ocorrências astronômicas e corpos celestes são responsáveis por alto índice de confusões com os OVNIs, principalmente para um observador que não tenha conhecimentos astronômicos.A dinâmica celeste é a causa destas interpretações errôneas.O planeta Vênus é o maior responsável por muitas visões equivocadas. Em certas ocasiões,seu brilho sofre alterações o que acaba sendo relatado como uma possível ocorrência ufológica.A luzes das estrelas podem se tornar instáveis devido a refração na atmosfera, formando seqüência de cores com variações espetaculares. Os meteoritos reentrando em nossa atmosfera e os meteoros, podem ser incluídos nesta categoria. O brilho peculiar ao deslocar-se em queda na atmosfera tem gerado confusões volumosas que devem ser analisadas.As nuvens lenticulares devido ao seu aspecto peculiar de ter a forma de um disco, em determinadas condições, induzem também a falsas visões de OVNIs. As estrelas variáveis, assim chamadas devido a grande diferença em seu brilho(magnitude), entram também no rol de fenômenos naturais confundidos com um autêntico OVNI. Existe uma regra fundamental na Ufologia: nem tudo que reluz é OVNI!






                                      * Nuvens Reticulares


Fenômenos Artificiais: são os responsáveis por um grande número de relatos, estes confundem ainda mais por apresentarem deslocamentos inteligentes e peculiares. Podemos incluir nesta categoria os balões sonda, os satélites e as aeronaves. Quantas vezes não encontramos relatos que depois de um estudo aprofundado, demonstram tratar-se de satélites, balões sonda com suas variações de brilho e aeronaves deslocando-se a baixa altura e sendo vistas em diferentes ângulos em relação ao observador.Devemos ter um mínimo de conhecimento destes fatores para analisar um relato clássico de OVNI.




       *O Satélite de comunicação Iridium é muitas vezes confundido

Nenhum comentário: