O lançamento oficial do evento foi em Budapeste, na Hungria, quando, na ocasião 29 países participaram da festa, que é uma iniciativa conjunta de várias organizações internacionais e faz parte das comemorações do Festival da Visão Planetária 2001, o PVF2001, como ficou conhecido, lançado no primeiro dia deste terceiro milênio com grandes caminhadas em muitos países do mundo.
Ao redor do mundo, a comemoração do dia 20 acompanhou a trajetória do sol, começando ao raiar do dia na Nova Zelândia. Um por um, 29 países na Ásia, na Europa e na América, deram início às festividades, até que, quando o sol nasceu em Samoa, na Oceania, todos foram parte da grande corrente UM PLANETA, UM POVO, UM FUTURO.
A idéia dessas celebrações é provocar discussões globais sobre temas como ética e cidadania e conscientizar os habitantes do nosso pequeno planeta da importância de um esforço conjunto para construir um futuro melhor para todos. "Se agirmos com responsabilidade e compaixão, podemos mudar a maneira como nós nos relacionamos uns com os outros e com o planeta.
Esta iniciativa de chamar atenção para o fato de que a humanidade é uma só e para a necessidade de desenvolvermos uma consciência planetária é admirável", aponta Arthur Clarke.
O Dia Mundial da Consciência Planetária, assim como todas as ações do PVF2001, são iniciativas do Clube de Budapeste, uma entidade internacional dedicada ao desenvolvimento de uma nova ética que sustente os desafios sociais, políticos e econômicos do século 21, fundada pelo filósofo Ervin Lazlo, em 1993.
Entre seus membros ilustres, o Clube conta com líderes nas mais diversas áreas do saber humano, como o Dalai Lama, o bispo Desmond Tutu, a historiadora e feminista Riane Eisler, o filósofo Edgar Morin e o coreógrafo Maurice Béjart. Para a realização do PVF2001, o Clube buscou a parceria de outras organizações internacionais, como a Associazione Culturalle dei Triangole e della Buona Volontà Mondiale e a Pathways to Peace.
Depois do Dia Internacional da Consciência Planetária, talvez nós estejamos mais perto desse ideal. Em Setembro, também no Horto Florestal, celebraremos dia 22 de março do próximo ano o dia Internacional da Ética Planetária. Os dez princípios da ética planetária que divulgamos em seguida foram parte deste programa e constituem o propósito do The Club Of Budapest para os próximos dez anos.
O livro "Macrotransição - O Desafio Para o Terceiro Milênio" de Ervin Laszlo constitui o texto essencial para o desenvolvimento da consciência humana neste mundo em transição orientando como decidir nosso destino coletivo e o futuro do planeta Terra.
NOSSA EVOLUÇÃO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS
Planetary Vision Festival - O Planetary Vision Festival é um evento que acontece duas vezes por ano com o objetivo de promover a necessidade de um desenvolvimento sustentável e pacífico para todos. O Planetary Vision conta com a participação de pessoas em 26 paises.
Nenhum comentário:
Postar um comentário